quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Encontro de Vinil será realizado na Ponte da Saudade

No dia 21 de junho (sábado) de 2014, das 9h às 18h, no SerraVerde Shopping, localizado na Ponte da Saudade, será realizado um Encontro de Vinil, com o objetivo de reunir pessoas que ainda curtem Disco de Vinil, independente do gênero musical: MBP, rock, samba, infantil, Blues, Jazz, bossa nova, clássicos, entre outros.

A ideia do encontro é identificar e valorizar os colecionadores de vinil de Nova Friburgo e região, possibilitando a venda ou troca de discos de vinil, assim como propiciar a quem não tem uma vitrola, escutar os vinis que tem guardado. O Encontro de Vinil na Ponte da Saudade pretende também reunir pessoas que produzem peças que remetam à música, como: camisetas, bottons, trabalhos artesanais e artísticos, equipamentos para vitrola’, entre outros.

Encontros de Vinis acontecem em várias cidades brasileiras e têm sido momentos de pura descontração, conversas saudáveis e troca de informações do mundo da música. Em Nova Friburgo, alguns encontros já foram realizados no passado e há a intenção de promover o encontro a cada dois (02) meses, seja no SerraVerde Shopping, na Ponte da Saudade, ou em outros locais comprometidos com a Cultura.

Cuidados

O vinil, mídia para reprodução de áudio que reinou absoluta entre o início dos anos 1950 e final da década de 1980, exigia de seus ouvintes cuidado e zelo, transformando em ritual o ato de colocar um bom disco para rodar.

Os dedos cuidadosos permitem que o LP deslize, deixando a proteção do álbum para o apoio das mãos. O olhar apurado examina o disco, certificando-se de que a mídia está limpa, livre de arranhões e pronta para tocar.

O toca-discos precisa estar afinado para a tarefa, com a mola que determina o peso da agulha sobre o vinil devidamente regulada. O LP escorrega para o prato com um baque surdo e, posicionada a agulha, é hora de apertar o play e sentar em um lugar confortável para curtir o som despreocupadamente, até o momento de trocar o lado do disco.

Ascensão

Recentemente foi publicado no site do O Globo que, em franca ascensão, a indústria do vinil recebeu boas notícias no Brasil e no exterior nas últimas semanas. Por aqui, a única fábrica de long plays da América Latina, a carioca Polysom, anunciou um aumento surpreendente de 126% nas vendas de discos entre março e abril de 2014.

A Feira de Discos de Vinil do Rio de Janeiro, que hoje é uma das maiores do Brasil, prepara sua 10ª edição. No Record Store Day do último 19 de abril, a Inglaterra registrou seu maior número de vendas da história. Já a maior fábrica de vinis dos Estados Unidos, a United Record Pressing, anunciou que vai instalar mais 16 prensas a seu maquinário atual de 30.

Quem quiser participar do Encontro de Vinil na Ponte da Saudade deve entregar o material à venda (no caso de quantidade considerável) no dia anterior, ou seja, 20 de junho (sexta-feira), das 15h às 18h ou em horário a combinar, no local do evento. De preferência, pede-se que um responsável pelos artigos à venda permaneça no encontro para efetuar a negociação. Já a Prestação de Conta e retirada do material que for colocado à venda serão feitas ao final do encontro, ou seja, no dia 21, das 18h às 19h.

Para estimular a participação, a produção do evento está em contato com as lojas do Circuito Turístico de Moda Íntima da Ponte da Saudade orientando a decorarem suas vitrines com discos de vinil. O Encontro de Vinil conta com o apoio do Culturanf, SerraVerde Shopping, Circuito Turístico de Moda Íntima Ponte da Saudade e Ponte da Saudade (Amaps). Informações podem ser obtidas com Scheila pelo e-mail culturanf@gmail.com ou pelos telefones: (22)99962-1911 VIVO / (22)98146-2493 TIM / (22)98857-6147 OI, ou ainda no Facebook WWW.bit.ly/econtrodevinil . A entrada é franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário